Anúncios
Para alguns, o pedaço de plástico, mais conhecido como cartão de crédito, é considerado o inimigo responsável pelas dívidas sem fim. Uma ótima ferramenta para que outras pessoas obtenham produtos, serviços e até ganhem dinheiro. O cartão de crédito é um meio de pagamento que existe há mais de 70 anos e sempre teve como objetivo facilitar e estimular as transações financeiras de compra e venda em todo o mundo.
De fato, as instituições financeiras buscam cada vez mais inovar os benefícios oferecidos aos clientes que produzem os cartões relevantes, como descontos em produtos, pontos de milhas aéreas, cashback, entre outros. Até as lojas de departamento estão lutando para participar desse mercado!
Quem nunca entrou em uma dessas lojas só para ver ou comprar uma peça de roupa e ser recebido por uma vendedora: “Bom dia!! Vamos fazer seu cartão hoje? Com o nosso cartão você ganha X% de desconto nas mercadorias e pode parcelar suas compras em 200 vezes.”
Mas você já parou para pensar no real motivo pelo qual essas lojas insistem nisso? Se não, eu vou te dizer. São 4 “pessoas” ganhando dinheiro em cada transação com cartão de crédito: a emissora do cartão, o banco, a bandeira e o adquirente (máquina). Isso significa que se você fizer um cartão dessas lojas e usá-lo para comprar qualquer coisa em qualquer outro estabelecimento, elas também ganharão dinheiro.
Enfim, vamos deixar as curiosidades e entrar no nosso assunto. Se você está evitando usar um cartão de crédito porque tem medo ou acredita que ele é responsável por sua dívida, é importante entender que é apenas uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, pode ser usada da maneira certa ou errada.
Um cartão só se torna inimigo na vida de alguém quando mal utilizado, sem gestão, sem nenhum controle e tudo isso pode ser resolvido. E eu recomendo especialmente que você faça isso o mais rápido possível!
Porque quando usado corretamente, pode ser um aliado muito poderoso para você, permitindo que você faça compras mais robustas (se estiverem dentro do seu orçamento), obtenha benefícios como descontos em serviços, pontos, etc.
Vou te dar quatro dicas para te ajudar a gerenciar melhor o seu cartão a partir de hoje!
1. Preste atenção em tudo, e não apenas à uma fração da coisa
Você conhece o ditado “o que os olhos não podem ver, o coração não pode sentir”? Essa é a realidade do cartão de crédito, principalmente na hora de comprar parcelado. Além de não ver o dinheiro saindo da carteira ou o saldo bancário diminuindo, o indivíduo foca no reembolso e quase ignora o valor total.
Se isso acontecer novamente, significa que várias compras parceladas serão feitas sem controle e planejamento prévios, a recompensa mensal terá que ser alocada em pagamentos aleatórios e comprometer outras contas. Eventualmente, as dívidas sempre aparecem.
2. Tenha o hábito de pesquisar
Não vá ao pote com sedento. Um hábito de pesquisa precisa ser cultivado para evitar gastos desnecessários. Dependendo da compra, é possível se conectar por telefone em poucos minutos, consultar os sites ou redes sociais de outras lojas e identificar as melhores ofertas. Parece óbvio, mas milhões de brasileiros não têm essa prática.
3. Defina limites de gastos por setor
Com um orçamento bem elaborado e executado fielmente, a probabilidade de se endividar diminui. Divida suas despesas por setor e determine quanto você pode gastar em cada um com base em sua remuneração. Se sua renda for variável, faça uma média aproximada de quanto você ganha por mês; só não se esqueça de criar seu orçamento pessoal.
4. Pare de ser um colecionador de cartões
Não adquira o hábito de fazer incontáveis cartões sem nenhum motivo que realmente valha a pena. Ter um cartão porque é “bonito” ou ter acesso a mais limites não é necessariamente uma coisa boa. Lembre-se do ponto principal: se você não tiver uma boa gestão de despesas, muitos problemas podem surgir. Sempre procure aqueles que contribuem para seus objetivos.
Aproveite o tempo para pesquisar todas as opções que seu cartão de crédito oferece. No momento em que você souber disso, nunca mais usará o modo de débito.
