Anúncios
O PIS permite o acesso a diversos benefícios e pagamentos. Para os empregados cadastrados que não sabem ou não lembram como entrar em contato com o número do PIS/Pasep para benefícios de anos anteriores, a g1 destacou outras formas de consulta:
O número do PIS é gerado no primeiro emprego do funcionário. O número pode ser encontrado na carteira de trabalho, extrato do FGTS, cartão de residente ou em qualquer agência da Caixa.
PIS: É possível consultar também através de aplicativos
- Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível verificar o número do PIS dentro do contrato registrado. O aplicativo CTPS está disponível para down load em versão Android ou iOS.
- FGTS: Como CTPS digital, é possível consultar o número do PIS no aplicativo do FGTS dentro de um dos contratos cadastrados.
- Caixa Trabalhador e Caixa Tem: A Caixa disponibiliza, nesses aplicativos, dados referentes ao PIS.
Cerca de R$ 25 bilhões aguardam trabalhadores que contribuíram com PIS-Pasep
Caixa: No website online da Caixa é possível entrar em contato com o CPF.
Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o funcionário pode ligar para o 158 ou consultar a carteira de trabalho digital.
Os funcionários vinculados ao Pasep também podem consultar o hyperlink do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento BB (4004-0001, grandes regiões e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, ramal).
MEU INSS:
- Clique em Entrar (canto direito) ;
- Clique em cadastre-se ;
- Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e status);
- Clique em Avançar ;
- Anote a senha que o programa irá gerar ;
- Digite seu CPF e senha ;
- Faça login e altere a senha para uma de sua escolha ;
- Faça login novamente, desta vez com sua senha.
CNIS:
Para entrar no website online do Cadastro Nacional de Informações Públicas (Cnis), clique em “Cidadão”, depois na palavra “Cadastro” no canto esquerdo do menu.
Em seguida, selecione a opção “Afiliado”. Preencha os dados de acordo com sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”.
Caso os dados estejam corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já estão no domínio CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do número do PIS.