Anúncios
Nesta segunda-feira (17), a CAIXA Econômica Federal começou a pagar abono salarial do PIS para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Veja o preço e quem o receberá.
São milhares de trabalhadores que, por diversos motivos, não conseguiram acessar o saque, que está em processo de ressarcimento gradativo.
Os pagamentos incluem benefícios valorizados, originados judicialmente ou não liberados quando o calendário for fechado, entre 2016 e 2020.
PIS PASEP: Programas
O PIS Pasep é um consórcio de fundos criado a partir do Programa de Integração Pública e do Programa de Desenvolvimento do Patrimônio Público (Pasep).
Pago exclusivamente pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, o cálculo é baseado em parcelas proporcionais ao tempo de serviço do empregado.
Quem é elegível para o PIS?
Abono salarial para trabalhadores do setor privado:
- Recebeu até dois salários mínimos em 2021;
- Fazer qualquer trabalho remunerado por um período mínimo de 30 dias, em 2021;
- Cadastrado no PIS Pasep há pelo menos cinco anos, com atualização dos dados recentes.
Tabela
Conforme determina a Lei 7.998/90, o cálculo está limitado entre o valor das parcelas e o número de meses trabalhados pelo empregado, com base no salário mínimo do ano do pagamento.
Como o pagamento é feito em 2022, os trabalhadores poderão receber o valor máximo de R$ 1.212 em parcelas do abono salarial.
Confira abaixo:

Consulta 2021
Você pode realizar a consulta das seguintes formas:
- No aplicativo Caixa tem, disponível para Android e iOS;
- No aplicativo CAIXA Trabalhador, disponível para Android e iOS;
- Pelo serviço Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207.
- Para sanar dúvidas e outros problemas, você deve acessar os canais de atendimento da Secretaria do Trabalho e Previdência Social.
CALENDÁRIO PIS
Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o Conselho Intencional do Fundo de Amparo ao Empregado (Codefat) estabeleceu um novo regulamento sobre o pagamento de abonos salariais, que deve ser implementado no primeiro semestre do ano.
Assim, os pagamentos são os seguintes:
- Ano-base 2020: pagamento no início de 2022;
- Ano-base 2021: a ser pago no início de 2023.
Embora o calendário seja fixo, os trabalhadores que não puderem acessar os saques do PIS 2022 (ano-base 2020) têm até dezembro deste ano para sacar seus abonos salariais.