Anúncios
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são vítimas de diversas tentativas de golpe. A boa honestidade dos idosos e humildes, em sua maioria, e a certeza de um empréstimo mensal, desperta a ganância de criminosos que veem essas pessoas como alvos fáceis. Um novo truque que circula no local vem de uma chamada falsa do Ministério da Fazenda Nacional, que pode ser vinculada ao INSS. Os vigilantes, que alegam “zelar pelos interesses dos aposentados”, oferecem serviços, incluindo assuntos relacionados a empréstimos a funcionários.
– Recebi um telefonema de uma pessoa que diz ser do Ministério da Fazenda Nacional, filiado ao INSS, e que cuida de aposentados. Perguntei qual era o site, e a atendente me informou que não existe site, que tudo é feito por telefone. Fiquei desconfiado na hora, mas deixei ele falar – disse S.S. 58 anos, aposentado, morador da Tijuca, Zona Norte do Rio.
Segundo o aposentado, o vigilante ainda citou a nova Lei do superendividamento.
– Ao telefone, me disseram que há um empréstimo em meu benefício e que a taxa de juros é alta. Eles também disseram que, com a nova Lei da Dívida Múltipla, vou receber de volta todo o dinheiro cobrado a mais. Mas não tenho empréstimo para me sustentar, e as pessoas têm meus dados bancários – reclama.
O EXTRA tentou entrar em contato com os números que o aposentado ligou para os serviços, mas eles estavam listados como indisponíveis. O Ministério do Trabalho e Previdência, órgão vinculado ao INSS, informou que não existe essa secretaria e alertou contra esse tipo de golpe.
A pasta acrescentou que os criminosos mudam o nome do órgão suspeito, mas o golpe não mudou. Em julho passado, os fraudadores usaram o nome do Conselho Nacional de Segurança Pública (CNPS).
O jornal também informou que fraudadores, em julho passado, contataram segurados por telefone, fingindo ser membros do governo. Sob a falsa alegação de que o cidadão terá o direito de receber os valores atrasados dos benefícios pagos pela Previdência Social, solicitamos à seguradora que forneça dados pessoais e solicite o depósito de algum dinheiro em conta bancária, a fim de liberar o pagamento que não existe.
Alerta: Dados pessoais
É importante destacar o risco de fornecer informações pessoais a terceiros, pois esses dados podem ser usados para fins ilegais.
“A Previdência reforça aos cidadãos que não solicite dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realize nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário”, acrescentou o ministério.
Veja como se portar se você for vítima de um golpe
Se um cidadão for vítima desse tipo de prática, a Previdência Social o instrui a não depositar dinheiro em conta bancária ou fornecer dados pessoais a terceiros que se façam passar por representantes de agências. A vítima deve registrar boletim de ocorrência na polícia comunitária e registrar-se na Ouvidoria.
Em caso de golpe, que cause prejuízo à previdência, a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gestão de Riscos (APEGR), braço de inteligência da Secretaria de Previdência Social, trabalha em parceria com a Polícia Pública (PF) e a Secretaria de Administração Pública (MPF). As ações realizadas pela APEGR visam coibir a prática de processos criminais contra a Segurança Social, que são levados a cabo por organizações criminosas.
Nos casos de fraude contra o seguro, em que não haja dano direto à Previdência Social, o cidadão deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e se registrar na Ouvidoria da Previdência Social (central 135).