Anúncios
A partir de 3 de outubro, primeiro dia útil do mês, está disponível a adesão ao novo saque do FGTS deste mês. A opção é cancelar o aniversário anual, liberando de 5% a 50% do fundo de garantia do emprego. Em outubro este método está disponível especialmente para os nascidos neste mês.
A partir de 2020, os saques de aniversário do FGTS passaram a estar disponíveis no mercado, onde os funcionários podiam receber anualmente parte do saldo do seu fundo de garantia. O benefício é concedido uma vez no mês de nascimento do empregado, o que significa que os nascidos neste mês o receberão em outubro.
Este também é o prazo para os aniversariantes de outubro receberem o benefício ainda este ano. Caso saiam da modalidade na transição em novembro, por exemplo, só poderão acessar os pagamentos a partir de 2023. Por isso, vale ficar atento aos prazos para que não sejam prejudicados.
Ao aderir à opção de saque aniversário, o morador dispensa o saque do FGTS. E na demissão final sem justa causa, perde o direito de receber todo o dinheiro arrecadado no fundo de garantia, que só pode chegar a uma multa de 40%. A escolha é mais benéfica para aqueles que combinaram o trabalho e são menos propensos a serem demitidos.
Quanto é possível obter?
O valor a ser pago com o saque de aniversário do FGTS dependerá de quanto o empregado acumulou nos últimos anos. O valor varia de 5% a 50% do saldo e a parcela do bônus que pode ser utilizada. Acompanhe:

Quem tiver R$ 2.550 no fundo garantidor, por exemplo, receberá um saque de aniversário de R$ 915. O cálculo foi: 2.550 x 30% (0,3) + 150.
Quando fica disponível o saque aniversário?
O pagamento do saque do FGTS está disponível a partir do primeiro dia útil de outubro, para os aniversariantes deste mês. Aqueles que optarem por sacar no dia 10 serão creditados com um ajuste no fundo.
Por outro lado, quem não fez a mudança de modalidade e nasceu neste mês precisa aderir ao saque aniversário até 31 de outubro para ter acesso a esse mês. A mudança fica assim:
- Entre no aplicativo do FGTS e faça seu login;
- Clique na opção “Saque Aniversário do FGTS”;
- Em “selecionar plano de cancelamento” clique em “Cancelamento de aniversário”;
- Aceite os termos e confirme.
Como obter?
Os funcionários que desejam aderir ao saque aniversário devem acessar o aplicativo do FGTS, ou o site da Caixa, banco online ou dirigir-se diretamente às agências.
Vale ressaltar que quem aderir à retirada do lembrete anual continuará tendo direito à multa de 40% em caso de demissão, mas perderá o direito à retirada da retirada, ou seja, não poderá sacar o valor total. o saldo da conta do FGTS quando acionado. De acordo com a Caixa, quem passar para um saque de aniversário e decidir voltar ao saque pode solicitar o deferimento a qualquer momento. A alteração entrará em vigor no 1º dia do 25º mês de aplicação.
Os empregados que optarem pelo saque no dia do aniversário poderão utilizar a conta do FGTS nas circunstâncias previstas em lei, como moradia, doença grave, aposentadoria, calamidade pública e assim por diante.
Observações
A qualquer momento, o empregado pode desistir do cancelamento de aniversário e voltar ao método tradicional, que só permite o cancelamento em circunstâncias especiais, como despedimento sem justa causa, reforma, ou aquisição de habitação.
A decisão, no entanto, precisa ser acatada. Ao retornar ao saque tradicional, o empregado não poderá sacar o saldo da conta do FGTS por dois anos, mesmo quando dispensado. Se você for demitido, receberá apenas uma multa de 40%.