Anúncios
O novo pente fino do INSS pode deixar milhares de beneficiários sem seus depósitos mensais. De acordo com o decreto 2.965 publicado no Diário Oficial da União, uma nova rodada de análises previdenciárias será realizada em novembro.
Este “pente fino” do INSS identifica os cidadãos suspeitos de irregularidades nos seus dados, o que ameaça o pagamento de valores que são regularmente depositados pela autarquia.
Mais de 36 milhões de brasileiros recebem atualmente algum tipo de benefício previdenciário. Está sendo constantemente revisto para que apenas as pessoas que realmente precisam de apoio financeiro possam obter seus direitos.
Quem vai passar o pente-fino do INSS?
Em geral, serão analisados os dados dos beneficiários que recebem licença médica e que estão há mais de 6 meses sem exame médico obrigatório. A ênfase será colocada nas pessoas que não são liberadas ou não estão programadas para reabilitação.
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também passarão por “pente fino”, principalmente os cidadãos que não são vetados há mais de 2 anos.
O período de recebimento do benefício e a idade do segurado também serão levados em consideração, o que significa que quanto mais jovem o cidadão, maior a chance de ser solicitado a verificar os dados.
Da mesma forma, será dada preferência àquelas pessoas que estejam recebendo seguro há muito tempo, a fim de demonstrar a necessidade de continuidade dos depósitos.
Como será a chamada?
O INSS entrará em contato com o destinatário através do aplicativo MEU INSS, correspondência, e-mails ou por telefone. Você terá que documentar os dados dentro de 30 dias para evitar que o seguro seja bloqueado.
Durante esse período, será necessário agendar perícia médica por telefone, no número 135 ou pelo aplicativo. Caso não seja apresentada a defesa, o pagamento do benefício será suspenso e serão fixados mais 60 dias para a nomeação.
Caso nenhum dos prazos seja cumprido, todos os benefícios serão devidamente cancelados para o segurado. Para evitar essa situação, fique atento aos canais de comunicação para saber se há algum comunicado a respeito desse assunto.
Você também vai gostar de conferir: