Anúncios
O empréstimo do Auxílio Brasil foi ativado na semana passada, no dia 10 de outubro. Desde então, doze bancos já conseguiram conceder crédito aos clientes interessados. Acontece que uma semana após o lançamento oficial, houve muitas reclamações sobre este projeto, incluindo a recusa dos bancos em negar essa responsabilidade.
Esse empréstimo surgiu como uma oportunidade para o grupo obter crédito financeiro junto ao mercado. Por se tratar de famílias de baixa renda, em sua maioria desempregadas, as chances de um banco conceder uma linha de crédito são muito baixas, pois o cliente não pode garantir que fará o pagamento.
A ideia é que esse dinheiro seja usado principalmente para os clientes quitarem grandes dívidas, ou para investir em um pequeno negócio. Por exemplo, a compra de produtos ou utensílios pode dar aos cidadãos a liberdade de prestar serviços ou vender produtos. A dívida não deve ser usada para criar mais passivos e sim para servir como um investimento.
Isso porque, mensalmente, até 40% do dinheiro pago pelo governo federal será descontado dos lucros. Será considerado um valor de R$ 400, que é um valor fixo por lei, enquanto os R$ 600 atualmente pagos vencerão em dezembro deste ano.
Onde solicitar o empréstimo?
Até o momento, doze bancos foram autorizados a emitir empréstimos do Auxílio Brasil. São estabelecimentos que foram aprovados pelo Conselho de Acolhimento ao Cidadão e são responsáveis pelo cumprimento da normativa. Com taxa de juros máxima de 3,5%/mês, parcelamento em até 24 meses.
A solicitação de crédito pode ser feita diretamente ou pelos canais online do banco, como:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital da Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito,
- Finanças e Investimentos;
- Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Finanças e Investimentos S/A.
Se o empréstimo do Auxílio Brasil for recusado?
Houve relatos de pessoas tentando pedir dinheiro emprestado ao Auxílio Brasil, mas o banco negou o pedido. A instituição não forneceu informações específicas sobre o período de tempo que impediu a emissão do empréstimo, considerando que o pedido de empréstimo de curto prazo pode ser feito mesmo que o cidadão tenha CPF limitado.
Mas um pedido de empréstimo de curto prazo pode ser negado quando:
- O cidadão está limitado ao banco onde faz a reclamação;
- Quando o pagamento do Auxílio Brasil não for concluído em 90 dias;
- Se o cidadão não cumprir as ordens do Ministério do Acolhimento do Cidadão;
- Se houver um membro da família que tenha um contrato legal de trabalho e a família tenha uma renda pessoal superior ao limite permitido.