Fraudes: veja 5 dicas práticas de como aposentados do INSS podem se proteger – Info Benefícios
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Fraudes: veja 5 dicas práticas de como aposentados do INSS podem se proteger

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    Embora as medidas tomadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para impedir a comunicação, muitas vezes por golpistas, para prevenção das fraudes, há casos de recebimentos, mais de 30 ligações e mensagens por dia tentando aplicar as fraudes.

    A grande questão, que virou caso de polícia, é como organizações e criminosos obtêm informações sobre aposentados, incluindo valores e porcentagens de benefícios que podem aplicar ao empréstimo. “Eles sabem tudo sobre nós”, por isso facilita a aplicação das fraudes, disse Adão Alves de Souza, 71 anos.

    Souza estava aposentado há alguns anos e começou a receber ligações depois de fazer um empréstimo esperando o dia do pagamento. “Tenho pelo menos 50 números bloqueados no meu celular, mas isso não ajuda porque eles mudam de telefone o tempo todo.” Ele diz que recebe seis ou sete ligações por dia, em tentativa de fraudes.

    O aposentado disse que escapou duas vezes das fraudes. “Em um deles, essa pessoa disse que eu tenho um empréstimo de R$ 47.000. Eu disse a ele que o dinheiro não é meu e ele pediu para cancelar alguns detalhes. Eu disse que voltaria mais tarde. Liguei para o gerente do banco e ele confirmou que era uma fraude.”

    A Febraban anunciou que, a partir de janeiro de 2020, entrou em vigor o Regulamento Consignado de Autogoverno, iniciativa criada em parceria com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) visando à transparência, anticorrupção a abusos comerciais e qualificação dos banqueiros (empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil para prestar serviços a instituições financeiras).

    As 32 instituições financeiras envolvidas no processo de autorregulamentação estão comprometidas em adotar as melhores práticas para proteger os dados pessoais dos clientes e combater fraudes. Segundo a Febraban, eles representam quase todo o volume da carteira de crédito do beneficiário no país.

    Desde o início da aprovação dessas leis até julho deste ano, 977 empresas foram punidas por não cumprir as regras de empréstimo para funcionários, 440 banqueiros foram advertidos, 497 pessoas foram colocadas em liberdade condicional, suspensas do trabalho e outras 40 permanentemente.

    De acordo com a entidade, as multas por comportamento negligente variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão, e o valor é destinado a projetos de educação financeira. “Condenamos qualquer tentativa fraudulenta ou incomum de vender e recomprar empréstimos consignados”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.

    Na carta, o INSS informou que, desde a publicação do despacho conjunto em 2019, o benefício de aposentadoria está impedido de realizar as operações do empréstimo pago até que seja aprovado pelo proprietário ou representante legal. A lei, no entanto, foi violada.

    Fraudes: Processos Policiais

    Denúncias sobre a existência de lista com seu nome, CPF, endereço, telefone, número e valor do benefício são encaminhadas à Coordenadoria Antifraude do INSS e à Polícia Federal. “Como se trata de um suposto vazamento de dados, uma investigação policial deve ser feita, disse o instituto.

    Questionada sobre possíveis desdobramentos desta investigação, a organização disse que “as atividades da Força Tarefa Trabalhista e Previdenciária são confidenciais, para garantir que sejam bem-sucedidas”. Ressalta também que o INSS não compartilha ou permite que informações sobre segurados e beneficiários sejam compartilhadas para fins ilegais.

    Na semana passada, o INSS publicou legislação estabelecendo a Ouvidoria do Serviço Bancário, como mais um ato e ferramenta para melhorar e garantir a qualidade dos serviços prestados pelo INSS e pelos bancos aos usuários ou receber benefícios da organização.

    Em outubro de 2021, o INSS também fez um acordo com os bancos para começar a implementar controles mais rígidos sobre a concessão de empréstimos de curto prazo. Por exemplo, não permitimos créditos por telefone para pessoas registradas em “Não perturbe”, correndo o risco de ser penalizado por violar os códigos de conduta do setor financeiro. Os empréstimos agora precisam ser feitos por meio de verificação biométrica.

    A Febraban orienta os consumidores a apresentarem reclamações aos canais internos do banco indicados pelo emissor, aos Procons ou ao site consumidor.gov.br. O BC atende seus Canais de Atendimento (SAC) e Ouvidoria. A denúncia também pode ser feita contra uma instituição financeira no BC Reclamação pelo site bcb.gov.br.

    Bloqueios sem cancelamento: Fraudes

    Wilson Vidal de Melo, 70, disse que recebe cerca de 15 ligações por dia, que também começaram depois que ele fez um empréstimo, mais uma vez tentando as fraudes. Ele diz que tenta não atender ligações, mas às vezes precisa.

    “Minha mãe tem 99 anos, se eu não estiver lá, tenho que tomar cuidado com qualquer tipo de chamada. “

    Disse Melo

    Ele digitou seu número no programa “Não perturbe” da Anatel, que bloquearia ligações de telemarketing, mas nada teve efeito.

    Melo está aposentado há alguns anos e conta que, assim como aconteceu com Souza, o assédio começou depois que ele pegou dinheiro emprestado para pagar pessoas ao longo de um ano. No entanto, muitas ligações e mensagens começaram dias após o INSS emitir a pensão e muitos beneficiários foram informados dos benefícios pelo próprio agente financeiro.

    “Recebo de 30 a 40 ligações e mensagens de texto por dia e algumas delas eu já sei que são fraudes”, disse ele, que não quis ser revelado. Uma das mensagens diz que ele tem R$ 59 mil em sua conta e para liberar “basta clicar aqui”.

    O Procon-SP informa que, este ano, até setembro, recebeu 4.602 reclamações relacionadas a empréstimos de curto prazo, a maioria cobrando por serviços não autorizados. A Agência de Defesa do Consumidor não tem limite para o número de empresas envolvidas no abuso.

    Em 2019 foram registradas 2.505 reclamações, no ano seguinte 6.502 e em 2021 8.355. Este ano, setembro é o mês com maior número de reclamações: 787, segundo dados do Procon-SP.

    A coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato Nacional da Previdência (Sindnapi), Tonia Galleti, avaliou que as medidas tomadas pelo INSS e pela Febraban até o momento contêm abusos de instituições financeiras em cercar os aposentados para acreditar que aceitam pagamentos. O empréstimo “aparentemente infantil”, porque não evitou a tortura ou uma fraude.

    Ele disse que levou o assunto para as reuniões do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), onde participa como representante do Sindnapi, mas até agora não conseguiu uma solução efetiva. Tonia destaca que a folha de pagamento é importante para os aposentados, pois oferece juros abaixo do mercado, mas são necessárias leis eficazes contra abusos e fraudes.

    Além do INSS e do banco pagador, os correspondentes bancários podem obter informações sobre os aposentados, e essas informações acabam nas mãos de “pastinhas” – como agentes que trabalham com agentes autorizados, muitas vezes sem serem cadastrados e pagos. O apelido vem do fato de que esses empreiteiros carregam folhetos e visitam pessoalmente aposentados que fornecem empréstimos e serviços.

    Segundo Tonia, existem dados sobre a atividade de mais de 500.000 “pastinhas” em todo o país, e muitas vezes conversam com as instituições financeiras onde trabalham ou com os próprios bancos que têm contratos com o agente. “Esses relacionamentos informais podem contribuir para ligações excessivas e até fraudes, pois são difíceis de controlar”.

    Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

    O advogado da área de relações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lucas Marcon, verifica que o volume de ligações em excesso no mesmo dia, em horários inadequados e de difícil identificação, a origem das ligações é “muito ruim” e “assédio”.

    Marcon ressalta que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) proíbe a divulgação de dados sem o consentimento do consumidor. “No entanto, a aplicação às vezes é difícil.” Um bom exemplo, disse ele, é quando os idosos recebem ligações de credores hipotecários antes de saberem que receberam sua aposentadoria, o que dá uma indicação clara de inadimplência.

    Como se proteger das fraudes?

    1. Não clique em links enviados em e-mails ou WhatsApp de remetentes desconhecidos;

    2. Nunca revele seus dados pessoais e bancários quando solicitados em ligações ou mensagens de remetentes desconhecidos;

    3. Se for alugar algum crédito, consulte sempre os canais oficiais das organizações com as quais tem vínculo;

    4. Denuncie abusos ou tentativas de fraudes nos canais internos do banco indicados pelos provedores, aos Procons ou ao site Consumeridor.gov.br;

    5. As reclamações também podem ser feitas diretamente ao Banco Central, por meio dos canais de Atendimento (SAC) e Ouvidoria da instituição. Você também pode registrar uma reclamação contra uma instituição financeira no BC Reclamação pelo site bcb gov.br.

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