Anúncios
Em tempos de crise econômica, é importante conhecer algumas estratégias financeiras. Primeiro, as pontuações de crédito mostram a probabilidade de um consumidor creditar suas dívidas e revelar seu histórico de pagamentos. E desde o lançamento do Cadastro Positivo, a Serasa fez mudanças na forma de calcular o score que promete afetar a pontuação do consumidor. Acompanhe abaixo.
Serasa Score: Veja as mudanças
Uma pontuação de 2.0 é uma pontuação de crédito que informa ao mercado a probabilidade de um consumidor pagar um empréstimo no prazo. Além disso, também revela o histórico de comportamento financeiro das pessoas que buscam crédito no mercado. Segundo Heber Alves – gerente geral do Serasa Score – as mudanças acontecem, porque os modelos estatísticos são constantemente atualizados para dar conta das mudanças nas informações.
O objetivo da mudança é descrever o mais fielmente possível o comportamento econômico dos consumidores. Existem determinados critérios de análise dos registros financeiros, que são divididos em grupos e cada um deles tem impacto nos resultados. Além disso, o cálculo leva em consideração as experiências negativas e positivas dos consumidores. Com a nova atualização do sistema de pontuação, o Cadastro Positivo tem um peso maior na pontuação.
Cadastro Positivo: grande peso na análise
É importante destacar que o Cadastro Positivo tem um peso de 56% na análise, ante 55% na versão anterior. Dívidas e pagamentos em aberto aumentaram de 20% para 33%, mas a participação dos pedidos de CPF do consumidor aumentou de 17% para 6%. Além disso, o score 2.0 pontos analisa a evolução do financiamento ao consumo em participações societárias em pequenas empresas.
Uma pontuação “excelente” varia de 701 a 1.000 pontos e representa a capacidade do consumidor de pagar a dívida. O intervalo de 501 a 700 é definido como “bom”. Entre 301 e 500, a pontuação é considerada “anormal” e de 0 a 300, muito baixa.
Como acessar?
O acesso ao Serasa Score pode ser feito pelo aplicativo na Apple Store, Google Play ou pelo site serasa.com.br. Veja abaixo quais passos você deve seguir:
- Realize o cadastro gratuito
- Após o cadastro, faça o login com seu CPF e senha;
- Na página inicial você encontrará sua pontuação. Acesse “entenda sua pontuação” para informações mais detalhadas;
- Na aba finanças você encontra muitas informações sobre os Pontos Serasa, como histórico, que podem ser relevantes
- sinais de pontuação e sua formação;
- Na página de histórico, é possível acompanhar a última variação de sua pontuação;
- Na aba que inclui sua pontuação, você poderá entender como seu score é afetado.
Para manter uma boa pontuação no Serasa Score, é importante quitar todas as dívidas e dívidas pendentes que não forem pagas. Cuide bem da sua saúde financeira para evitar possíveis problemas.
Baixe o Aplicativo Serasa Score:
Como aumentar seu score??
Por fim, muitas pessoas estão procurando informações sobre como encontrar um aplicativo ou site para aumentar sua pontuação.
No entanto, quem quiser saber como aumentar a pontuação do Serasa deve esquecer esse estilo “fácil”.
A própria Serasa oferece dicas importantes. Ou seja, quem quiser aumentar seus pontos deve seguir os seguintes passos:
- Manter uma vida financeira saudável;
- Controle seus gastos;
- Planeje seu orçamento para não ter muitas dívidas;
- Pague as contas em dia;
- Se possível, espere o pagamento de dívidas e passivos.
Mitos
Existem várias possibilidades em torno da ideia de aumentar as pontuações individuais. Então acontece que com tantas estratégias, a maioria delas são apenas mitos. Infelizmente, isso não é útil para pontuar.
Isso porque, como mencionado anteriormente, a melhor forma de obter uma boa pontuação é controlar melhor sua situação financeira, como quitar todas as suas dívidas até agora. Então, os maiores mitos sobre ganhar pontos são:
- Ter um bom salário ajuda no score – o salário de uma pessoa não tem nada a ver com sua pontuação;
- Apenas alguns pagamentos melhoram as pontuações – certos processos podem aumentar o perfil de um bom cidadão;
- A Serasa considera apenas dados negativos – a plataforma de computação calcula todos os processos bons e ruins do consumidor;
- As pontuações levam em conta todo o meu histórico – a pontuação leva em conta apenas o histórico de 5 anos mais recente de cada pessoa;
- As pontuações aumentam rapidamente – na verdade, muito pelo contrário. Os pontos aumentam gradualmente.
CPF na nota fiscal aumenta score?
Muitas pessoas podem duvidar se incluir CPF na nota fiscal pode realmente aumentar a pontuação. Alguns podem fazer isso pensando que estão ajudando a aumentar a pontuação. Nesse sentido, é importante observar que o CPF não altera nada em relação à pontuação. Isso acontece porque os órgãos de proteção ao crédito não verificam o CPF na nota.
Então, o Serasa, por exemplo, ao avaliar a pontuação, leva em consideração outros fatores. Por exemplo, contratos feitos e pagamentos, a existência de dívidas, o pagamento pontual das dívidas, tudo isso pode afetar o histórico de um bom pagador e as reclamações que um terceiro pode fazer contra o CPF do cidadão em questão.
A melhor dica para quem busca aumentar sua pontuação é quitar qualquer dívida que possa estar em aberto durante o período atual, pois a presença de dívidas em aberto é um dos fatores que afetam uma pontuação alta.