Anúncios
Agora aposentados, pensionistas do INSS e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem contar com uma facilidade adicional, o novo cartão de benefício do INSS é uma forma de pagamento de benefícios previdenciários com cartão magnético.
A Medida Provisória nº 1.106/22, que aumentou a margem de remessa e liberou empréstimos para novos beneficiários, também introduziu um novo cartão de benefícios.
Com o novo cartão de benefícios do INSS, é possível sacar crédito acessível com margem superior aos seus recibos. Confira como vai funcionar o novo cartão.
Quais instituições bancárias oferecerão cartão de crédito INSS consignado?
Segundo informações oficiais da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), já há confirmação das seguintes empresas para liberar o aparelho:
- MASTER
- BMG
- PAN
- SANTANDER
- FACTA; e
- DAYCOVAL
Como vai funcionar?
De acordo com as regras do cartão, o usuário pode sacar em dinheiro até 70% do limite informado no cartão.
O novo cartão de benefício do INSS aumenta o limite de crédito acessível, de 40% para 45% do valor do benefício. No entanto, este aumento de 5% destina-se a uma nova modalidade de crédito. Ou seja, o cartão é um produto oferecido aos segurados da Previdência Social, que aumenta o limite de crédito em 5%.
O novo cartão deverá apresentar fatura mensal e, caso o total da fatura atinja 5% do limite, será descontado diretamente do benefício. Se ultrapassar os 5% permitidos na dedução da renda, o beneficiário terá que pagar a fatura adicionalmente.
Ione Amorim, consultora do programa de serviços financeiros do Idec, diz que isso causa confusão e é mais um problema para o consumidor gerenciar tanto os descontos que virão diretamente para a folha de pagamento quanto a possibilidade de pagar além da fatura no cartão de crédito, com atualização de juros de 3,06% ao mês.
Ainda não há anuidade, e seguro de vida, assistência e assistência funeral também são oferecidos gratuitamente, além de descontos na farmácia. As seguradoras têm muito tempo para pagar uma fatura: 40 dias. Nos casos de débitos não pagos de mais de 5% descontados da folha de pagamento, a taxa de juros é de 3,06% ao mês, taxa máxima permitida pelo INSS.
Quem optar pelo novo cartão de benefício do INSS também pode adquirir seguro de vida e assistência funeral, com preço mínimo de R$ 2.000 cada.
Lembre-se que é um serviço opcional e terá uma taxa adicional. E estará disponível de acordo com os termos da instituição bancária que o fornecerá.
Quem poderá solicitar o cartão?
O novo cartão de benefícios do INSS é um produto especial para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício Continuado).
Para obter um contrato de serviço de cartão de crédito, o segurado deve ter entre 18 e 80 anos. Para idosos, acima de 80 anos, depende da política da instituição financeira que disponibiliza o empréstimo.